segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O QUE É A MULTIMÉDIA?


O conceito de multimédia designa então uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem. Podemos designar de multimédia tudo o que nos ajuda a divulgar informação.

Para percebermos melhor o que é a multimédia podemos dividir a palavra...
A palavra é constituída por duas partes, multi e média. "Multi" significa múltiplo ou numeroso e "media" meio ou centro, ou seja múltiplos meios.

No âmbito das tecnologias de informação e comunicação, define-se multimédia como a utilização diversificada de meios tais como texto, gráficos, imagens, vídeo e audio.





TIPOS DE MÉDIA:

Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. 

                                         
Estátisticos

Representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos. 

  • Texto - É  o meio mais utilizado para transmitir informação.  O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto (Bloco de Notas) - texto não formatado, paint text , ou através de processadores de texto (Microsoft Word) - texto formatado, rich text.


  • Imagens e gráficos As imagens e os gráficos, para as aplicações multimédia são como as fotografias para as revistas, os jornais e os livros. Podem ser considerados, respetivamente, do tipo bitmap e do tipo vetorial, quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. E podem ainda ser obtidos por captura (scanner ou câmara digital) ou gerados no computador.


                                              
Exemplo de imagem do tipo bitmap (à esquerda).        Exemplo de imagem do tipo vetorial (à direita).



DINÂMICOS

Referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa como por exemplo o áudio, vídeo e animação.

  • Áudio -  O áudio é a produção eletrónica de um som nos formatos analógico e digital

formato analógico corresponde ao áudio gravado por exemplo em cassetes ou nos discos de vinil. 

formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. Os dois tipos de áudio mais utilizados na multimédia são sequências musicais e a fala (voz humana).


  • Vídeo - O vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens também conhecidas por fotogramas ou frames. O vídeo pode ser representado no formato analógico ou digital.
  • AnimaçãoAnimação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Atualmente, a animação é maioritariamente produzida no computador.


                                                 



MODOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA:



Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline.



  • Online - Significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. A divulgação online pode ser efetuada através de: 

  1. Rede local
  2. conjunto de redes (world wide web) 
  3. monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.



DESVANTAGENS: Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito "pesados" contendo centenas de MB. Isto dificulta o seu acesso via online.

  • Offline - Ao contrario da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com mais frequência são do tipo ótico, por exemplo o CD, o DVD e a Pen Drive.
DESVANTAGENS: O utilizador terá de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessíveis. Enquanto que pela via online apenas tem de aceder a rede.


LINEARIDADE E NÃO LINEARIDADE:


Existe ainda quem diferencie as categorias de multimédia Linear e Não-Linear.

  • A linearidade é a passagem de conteúdos multimédia através de ações pré-programadas.
  • não linearidade é a passagem de conteúdos multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da ação.



                   Resultado de imagem para linearidade e nao linearidade aplicações